Ardhanarishvara - Ashram Brasil

Título 2

O medo que nos move para o mais seguro nem sempre é o caminho da realização

August 4, 2016

 

 

O medo é uma resposta emocional que pode definir as escolhas e o direcionamento da vida. O quanto você está liberto dessa emoção corresponde ao quanto você é um indivíduo realizado e capaz de construir sua própria felicidade.


A maioria dos medos são inconscientes. Admitir o seu próprio medo pode, para algumas pessoas, gerar novos medos. 


Ansiedade sem causa definida, agitação, inquietação, comportamento desconfiado, sensação de que algo ruim pode acontecer, sentimento de estar ameaçado são sinais de que você está tomado pelo medo.
Pessoas que apresentam tendência de sentir medo com frequência geralmente têm dificuldades em lidar e aceitar os acontecimentos da vida, principalmente quando a segurança material e social é uma referência para a segurança e estabilidade das suas próprias emoções. Quando a referência está abalada a estrutura psicológica se desequilibra na mesma proporção, ou até em maior proporção.


O “seguro” é algo previsível, estático, inabalável e nos dá a convicção daquilo que temos controle e do que controlamos. Mas as experiências da vida nos mostram a dualidade: controle, descontrole, aceitação, desapego ou envolvimento e transformação.


A mente precisa ser capaz de detectar a hora certa e o limite para resistir algumas situações, assim como desapegar-se e seguir em frente para outra direção.

 

Com o passar do tempo, através das experiências da vida e a partir do amadurecimento emocional as necessidades pessoais também podem mudar. Portanto, assim como você muda, seu entorno também está em constante modificação. Ter sensibilidade para perceber e aceitar essas transições faz com que o processo evolutivo se torne leve. 


Escolher pela felicidade é se permitir evoluir e aprimorar a arte do viver. Viver é seguir o fluxo da transformação sem amarras desnecessárias que tanto causam sofrimentos.

 

Por que não seguir em frente? 


Quando existe dificuldade em seguir adiante pode ser que você esteja tomado pelo medo do futuro desconhecido, pois, muitas vezes esse medo impulsiona pensamentos pessimistas e o desencoraja, minando a força de vontade e o faz fracassar, mesmo antes de tentar.


Ser humilde e assumir a auto fragilidade e a incompetência temporária para lidar com alguns obstáculos e desafios é a chave que o conduzirá para as realizações. 


A realização é uma conquista que repercute em um estado que chamamos de felicidade, é natural se sentir feliz ao obter sucesso nas realizações.


“O medo conduz o individuo ao aprisionamento para situações seguras”.

 

10 dicas para eliminar o medo e sair da dependência psicológica:

 

• Seja realista.
• Aceite o AGORA e elimine projeções fantasiosas ;
• Faça planejamento para os seus sonhos;
• Analise os recursos atuais ;
• Confie e conduza suas ações para algo que você realmente goste e acredita;
• Esteja disposto a transformar crenças limitantes;
• Disponibilize-se para novos aprendizados ;
• Desapegue do controle sobre as outras pessoas;
• Modifique hábitos que o conduzam a uma postura omissa, pessimista e letárgica;
• Transcenda o medo da morte e tome propriedade da sua vida;

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

August 22, 2018

August 14, 2018

August 4, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square